Translate

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Londres FW prêt-à-porter (O/I 2013-2014) 1.4




Por Louise Balmain


                A Fashion Scene de Londres que se apresentou semana passada (15 a 19 fevereiro) trouxe um outono-inverno 2013-2014 no rigor do estilo britânico, elegante, mas não privo de produções oversized, com um ar futurista ou um passado revisitado com leituras high-tech. 

Em uma nova releitura do estilo elisabetano composta da Marios Schwab, a aristocrática capa em declive, uma cintura alta enfatizada pelo uso de uma tira de vinil. A coleção não perde os sinais do gosto decorativo da época, mesmo esta dentro de um conceito ultra contemporânea. Indo por essa direção, longos casacos de plástico decorados por caligramas, As propostas mais elegantes se concentram nos longos vestidos de veludo, saias que usa organza cristal e aplicações, corretamente inseridas em pontos estratégicos com o vinil em sobreposição.

A época Vitoriana vem representada na coleção de Meadham Kirchhoff que usa mais uma vez sua marca registrada. Potencializada neste O/I 2013-14, criando um look mais funcional declinados ao branco e negro. Na para passarela, modelos inspirados nos vestidos de noiva com cumprimento até tornozelo, cardigãs em tons neutros, vestidos inspirados aos vestuários dos marinheiros da época, e ternos em jacquard acompanhado por sapatos com um bronze metalizado. O casaco branco é decorado com aplicações em vinil (uma tendência forte o uso do material neste inverno) enquanto nas bordas acentuados com apliques em 3D e ainda usados nas calças que doam um ar retro-punk. Os looks mais decorados aparecem no final do desfile, um appeal gótico graças à adição de véus negros e brancos com coraçõezinhos negros.

Um salto a Art déco com Bora Aksu que em sua performance trouxe a cena uma coleção onde as cores neutras creme, bege, e cinza ao fim do desfile deixam lugar para cores como fúchsia, violeta e uva, que jogam com a silhouette, alternando-se entre volumes macro e rígidos ou uma aderência perfeita ao corpo, possível pela utilização de diferentes materiais na composição do look, como a couro, pele, seda, chiffon e a lã. O trabalho tridimensional doa uma impressão de outro tempo e a de uma alta alfaiataria. E Temperley London que trouxe uma coleção romântica, leve, preciosa e rica em detalhes, de rendas, transparência e, pois, franjas tons sobre tons e bordados. Revivendo o Déco. Estampas que lembram tapeçarias japonesas, e casacos e jaquetas de couro doam uma silhueta marcada.

Um revival dos anos '50 Jonathan Saunders com um novo erotismo e uma elegância crua, no backstage cita David Lynch e a artista Allen Jones entre as suas referências, condensando em um tudo que o chama de "tortura da feminilidade". A gama de bustiês, alternando-se tecido com o espartilho de vinil, rugosidade militar e faceirice de elevada taxa de sedução. As saias de verniz fazem o resto. Não poderia faltar ao típico look cinquentinha e irrepreensível, uma saia rodada com aplicações em vinil e um cardigã esse gravado por um decote ousado. casacos de mohair em graduações cromática. Amo o look anos '50.

Já a releitura dos anos '60 na versão de Burberry Prorsum. Christopher Bailey assina uma coleção inspirada no chamado "Trench Kisses". Epítome da elegância britânica, um sedutor romancismo, tudo de acordo com o estilo clássico futurista, e tudo combinando com uma estampa animallier, com um couro manchado e marcas de leopardo, que são cortados por um látex translúcido de impacto, tanto transparente que permite um vislumbre dos charmosos corações impressos. Uma modelagem impecável e limpa, com blusas de bon ton, saias na altura do joelho, vestidos em cetim com faixas coloridas. Para escapar do ar adocicado, chega o socorro os detalhes mais corajosos: Casacos bem a cinturados, com franjas rígidas de couro, perfuradas com metal. Quando se diz que reinventar a tradição. No tempo de brit-rock e Erdem Moralioğlu um look que reverencia o suspense de Hitchcock, um jardim de flores góticas dominadas pelo negro nas suas mais intensas esfumaturas, O floral como contrassenso em uma performance estilística, o que há de novo é ver os impecáveis longos e os casacos vazados que potencializam um ar dramático. Um negro profundo nas rendas esculpidas em forma de rosa, pontilhadas com "pois" de neoprene para escalas macroscópicas. O chumbo também na blusa de tule. O tule, aliás, é outro jogador chave, envolve como uma mortalha sobre a confecção de roupas evanescente; encontrado com mais frequência nas anáguas com penas de avestruz. Erdem acrescenta estratos de significado a sua visão deixando-a mais profunda.

Os anos '70 chega com.(veja o link) Issa London assinada pela estilista brasileira Daniella Helayel e HOUSE OF HOLLAND que apresenta um look com estampas em uma nova leitura das tapeçarias dos anos '70 nas malhas, nas blusas e também no jeans. As calças deixam amostra o tornozelo, enquanto as saias se apresentam em duas alturas, curtas e longas abaixo do joelho em uma modelagem “godê” (sempre tecnicolor). Uma reedição esportiva para o Twinset, uma combinação de lã e casaco em Jersey. Pele de carneiro veio em abundância também cores fortes, tanto no busto do Bomber ou no interno de uma "Parka". Desenhos bordados com pílulas de vidros, fazendo alusão a insetos bijoux e leves monogramas.

É a vez dos anos '90 na coleção da Topshop Unique, é dominada por uma silhouette Brid pop anos '90 uma releitura britânica do estilo cool chic dos uniformes escolásticos acrescentado por um ar levemente rock. Caracterizado por jaquetas oversized, a coleção é composta por look's de proporções decididamente relaxantes, saias da vovó cortadas em trapézio em vinil que vão até os tornozelos, O capote de grande proporção em "mohair" de cores fortes. A calça cigarrete. Uma grande fusão de eco-pellicia (IN). O suéter de lã estampado, como se uma tapeçaria tivesse sido dividida em pixels digitais. Para noite uma explosão de paillettes no blazer, no longo e no terno em sua versão mais formal e requintada.



Alguns dos Looks que amei.
Burberry
                                  Erdem Moralioğlu

Topshop Unique
Jonathan Saunders
Temperley London
Detalhes Marios Schwab

Nenhum comentário:

Postar um comentário