Translate

sábado, 16 de fevereiro de 2013

"Você Nunca Disse Eu Te Amo" em Berlim



Você Nunca Disse Eu te Amo', de Bruno Barreto, tem Glória Pires no elenco. O filme está na seção Panorama, a principal mostra paralela de Berlim (Divulgação)

Com Gloria Pires e a Australiana Miranda Otto de Bruno Barreto.cineasta e produtor, aos seus 21 anos dirigiu o famoso Dona Flor e Seus Dois Maridos 1976 outros filmes dele Última Parada 174 2008 1997 - O Que É Isso, Companheiro? 1997 indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro.


"Você Nunca Disse Eu Te Amo", que teve première mundial, na sessão Panoramano na majestosa sala Friedrichstadt Palast  com 1600 lugares mostra paralela do 63º Festival de Berlim, na Alemanha. o nome escolhido pelo diretor Bruno Barreto era " A Arte de Perder" inspirado nos versos de "One Art", poema de Bishop que abre o filme."Flores Raras" era o nome escolhido pelos os outros membros da produtora LC. Barreto. O nome do filme mudou poucos dias antes da estreia, na Alemanha. a frase dita por Lota a Bishop se afirmou como o título do filme.No Brasil terá sua estreia em maio no dia 24 próximo.


A história de amor visceral entre a poeta americana Elizabeth Bishop 1911-1979 (Miranda Otto)com uma fragilidade comovente, seja quando ela se entrega ao alcoolismo seja ao vencer o prêmio Pulitzer de poesia em 1956 por "North & South". com a arquiteta e paisagista brasileira Maria Carlota Costallat de Macedo Soares 1910-1967 conhecida como Lota (Gloria Pires) responsável pela criação do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e que morreu de overdose de tranquilizantes quando a relação com Bishop já estava arruinada. A historia de amor se passa no Rio de Janeiro 1951e 1965. O Longa foi recebido com aplausos entusiasmados em uma sala ainda lotada ao término da sessão. (e com risos, por causa do excesso de patrocínios estampados na abertura).


Lucy Barreto, (mãe do cineasta) e produtora, ela comprou os direitos de filmagem em 1997 do livro "Flores Raras e Banalíssimas", de Carmem Lúcia de Oliveira e encarregou o filho para a produção, mas o cineasta nunca foi grande entusiasta da ideia. respondeu em entrevista ao site da "Veja" Somente quando separou-se da atriz Amy Irving, em 2005, que percebeu a atração pelo projeto. "Fiz dois filmes, mas este ficou comigo o tempo todo. Eu entendia aquela história sobre perda. Lota c´est moi´", brinca e continua em sua entrevista "Não é uma biografia. Lota e Elizabeth são personagens dessa história de amor. Uma história em que a forte fica fraca porque não sabe lidar com a perda, e a fraca, perdedora, vai ficando forte porque lida melhor com isso. Grandes momentos de suas vidas ocorrem quando elas estão juntas. Elizabeth ganha o Pulitzer, desabrocha como escritora, porque teve estabilidade emocional e material. E a Lota tem a ideia do parque do Flamengo (talvez a sua maior obra)."

Num festival menos engajado (o tema do ano em Berlim é a sobrevivência da comunidade no mundo moderno), o longa poderia disputar o Urso de Ouro, se estivesse participando da competição oficial - em grande parte por incompetência da concorrência.





Cenas do Filme "Você Nunca Disse Eu Te Amo" nome oficial de "Flores raras" o filme em grande parte em audio de língua inglesa.

Um outro Brasileiro acabou de ganhar o prêmio dos críticos no festival Berlinale o filme "Helio Oiticica" de Cesar Oiticica Filho, nesta sexta feira (15), falarei dele no próximo post.




Por Louise Balmain

Nenhum comentário:

Postar um comentário